NOSSA HISTÓRIA CENTENÁRIA

O CSC foi criado e fundado juntamente com a Comunidade Evangélica de Conventos. Não se tem registros precisos do ano em que a Escola começou a funcionar. No início eram pessoas leigas que dominavam a matemática básica e a escrita na língua alemã. Mais tarde contratou-se um professor que falava também português. O professor era pago com as contribuições dos membros da comunidade. Desta forma, a grande maioria das Escolas Sinodais foi criada, a partir do interesse e da necessidade das próprias comunidades evangélicas. Hoje estas entidades já são centenárias, assim como o Colégio Sinodal Conventos.

O primeiro nome da escola foi “Evangelische Gemeindeschule Conventos”. Anos após encontram-se registros sob o nome “Colégio Conventos”. No ano de 1937, passou a ser denominada de “Escola José Bonifácio”. Esta mudança ocorreu em virtude da 2ª Guerra Mundial, quando houve perseguição política-ideológica às comunidades alemãs e, consequentemente, às instituições por eles fundados. Com o intuito de livrar-se da perseguição e censura de natureza ideológica, optou-se pelo nome patriótico José Bonifácio, o patriarca da independência.

Novamente em janeiro do ano 2000, fez-se a alteração do nome da escola para o atual nome “Colégio Sinodal Conventos”. No mesmo ano, a entidade passou a integrar a Rede Sinodal de Educação. Em abril do ano de 2002 a mantenedora do educandário também passou para a Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura – ISAEC- entidade filantrópica que mantém várias escolas e outras entidades assistenciais ligadas à IECLB.

Muitos diretores, professores, pastores e membros e membros do conselho escolar participaram intensamente na construção e no desenvolvimento da instituição com o objetivo de oferecer às gerações futuras uma Escola sólida, capaz de formar cidadãos responsáveis e atuantes na sociedade.